Precisamos falar sobre confiança - Roberta Vicente

12:00

Como ser alguém em quem Deus pode confiar? Essa é uma pergunta desafiadora. Quando confrontados com a nossa própria miséria, tendemos a inclinar nossa consciência à ignorância. Faz parte da natureza humana fazer vista grossa aos próprios erros. Por isso costumo dizer que olhar para dentro é libertador.

Por causa dos sinais que Jesus realizou em Jerusalém, durante a festa da páscoa, muitos creram Nele. Jesus porém, não confiava neles, pois conhecia a todos. Ninguém precisava lhe dizer como o ser humano é de fato, pois Ele conhecia a natureza humana. João 2: 23-25

Na passagem podemos perceber que Jesus não confiava naqueles que haviam crido no seu nome porque os conhecia (e conhecia  natureza humana). É importante destacar que eles criam porque viam seus sinais maravilhosos por onde Ele passava, ou seja, viram a coisa toda acontecer e, por isso, O reconheciam como o Messias.
A passagem seguinte é a do encontro de Jesus com Nicodemos, um grande líder religioso entre os judeus. Nela, Jesus explica ao fariseu que para entrar no Reino dos Céus é necessário nascer de novo. Nascer do alto (Jo 3:1-15).

O motivo descrito por Jesus para justificar sua falta de confiança naqueles que criam no seu nome ao ver os seus sinais era do conhecimento da natureza humana. Quando, mais tarde, Ele explica acerca da necessidade de nascermos de novo, traz uma nova perspectiva do assunto. Logo, todo aquele que está em Cristo se tornou nova criação. A velha vida acabou, e uma nova vida teve início! (2Co 5:17) Logo, para agradar o coração do Pai e conhecer o Reino dos Céus, é necessário nascer de novo e receber essa nova natureza que não vem de lugar algum, a não ser do alto.

Nascer de novo é uma grande oportunidade que o Senhor nos dá de termos uma esperança de crédito e confiança da parte do Pai. Tudo depende a quem escolhemos nos sujeitar: se à natureza humana ou à nova.
Os laços do interesse.
“Seus sinais são a prova de que Deus está com o Senhor.”Jo 3:2 
Essas são as primeiras palavras pronunciadas pela boca de Nicodemos ao encontrar Jesus. O motivo que levava o Senhor a não confiar nas pessoas inicia a cena seguinte (não acredito em coincidências, mas na verdade). Autorizo você a cair da sua cadeira! João ainda está escrevendo sobre os que creram em Jesus porque viram os seus feitos.
Sinais não sustentam a sua confiança em Deus. Sabe por que? Porque, dessa forma, você fica dependente deles e não do seu Criador. Deus não está interessado em um amor baseado em interesses.
A verdade que dói.
É como se fosse com você. Imagine que você tem amigos que só estão ao seu lado pelas coisas que você faz ou pelas pessoas que você conhece e esse é o único interesse que eles possuem com a sua pessoa. Quando você não puder mais fornecer o que eles tanto desejam, ou oferecer exatamente o que queriam, eles se vão. Como o vento: passou e foi embora.
Deus não busca pessoas interessadas no que Ele pode fazer, mas em quem Ele é. Da mesma forma, é assim que Jesus confia em você: quando você se inclina à sua nova natureza e não deseja apenas as suas mãos, mas o seu coração.
Esse é mais um dos maravilhosos textos da Roberta Vicente, acompanhe ela nas redes sociais e se inscreva no canal do youtube. Beijos! 

Veja também

0 comentários

Curta no Facebook

Seguidores